Blog: Como aumentar o ROI de marketing em 2015

 

 

Em uma economia de baixo crescimento, muitas empresas vão apostar em estratégias que dependem menos da compra de mídia e mais da criação de conteúdo.

Imagem_Blog_Tiago

2015 promete ser um ano difícil para as empresas brasileiras. Porém, épocas desafiantes são também uma fonte de oportunidades para as empresas que inovarem e, assim, se diferenciarem das concorrentes.

Acreditamos que muitas empresas vão descobrir que podem investir melhor em estratégias digitais que dependam menos da compra de mídia e mais da criação de conteúdo útil e atraente para sua audiência.

Uma das tendências recentes do marketing digital é o Inbound Marketing. Esta nova forma de pensar o marketing, que pode ser traduzida como “marketing de fora para dentro”, se concentra em atividades que buscam fazer com que uma marca seja encontrada naturalmente pelo seu público. SEO, mídias sociais, conteúdo e mensagens personalizadas e automáticas são técnicas utilizadas pelos praticantes do Inbound.

Em uma época de economia de baixo crescimento, o Inbound Marketing permite que os profissionais tenham um melhor retorno de seu investimento de marketing, por 3 razões:

  • Tem impacto direto no negócio da empresa, permitindo acompanhar o consumidor por todas as etapas do funil de vendas
  • É mensurável, possibilitando aos profissionais de marketing justificar seu investimento sem “achismos”
  • Se baseia principalmente nas mídias proprietárias, isto é, canais sob controle direto da empresa: website e blog corporativo, base de e-mails e canais em mídias sociais. Por isso, depende menos da aquisição de mídia

 

Trabalho a quatro mãos entre Marketing e Vendas

Para que essas novas estratégias digitais funcionem, é fundamental que o departamento de marketing trabalhe lado a lado com a área comercial. Essa é uma relação que, historicamente, tem seus altos e baixos. Porém, esse é um desafio que precisa ser definitivamente superado se as empresas quiserem prosperar numa época de baixo crescimento econômico.

Pensando em ajudar nossos clientes a navegar pelas novidades do cenário digital, nós da 1+1>2, em parceria com parceiros, escrevemos o e-book “Ideias e Tendências para seu Plano de Marketing 2015“. Como a Juliana Pederzoli, aqui da Bloom Marketing, comenta no material: “se antes tínhamos uma equipe com papéis e especialidades bem definidas (relações públicas, eventos, comunicação institucional etc.), o departamento de marketing moderno precisa de novas habilidades e funções mais fluidas.”

Portanto, não dá mais para os departamentos trabalharem cada um em seu quadrado. É preciso entender que vendas e marketing são parte do mesmo esporte coletivo. Esse será um requisito básico para repensar o marketing em 2015 e buscar mais vendas, com menos investimento.

Sobre o Autor:

Tiago Amaral

Fundador da 1+1>2 Marketing Digital e especialista em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing.

Twitter: @tg_amaral

Google+: +TiagoAmaralMkt

LinkedIn: in/tiagotarziadoamaral

 

comments powered by Disqus