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Ou a classificação Pokemón para cuidar do marketing da sua empresa

A classificação Pokemón para cuidar do marketing da sua empresa

Você já se viu na seguinte cena: nas reuniões comerciais, seu time reclama que a marca não é conhecida, pede ações para geração de demanda e melhores materiais para trabalhar. O diretor comercial comentou que o último evento rendeu bons contatos, mas muito provavelmente não terá tempo de trabalhar os leads gerados. Além disso o custo foi muito alto, e pior, você tem a sensação de que talvez não fosse necessário ter participado.

Os colaboradores reclamam que as informações da alta gestão não chegam até eles e que os objetivos da empresa não estão claros, nem permeados pela organização. Os executivos não estão preparados para falar sobre a empresa na mídia, nem se divulgou o último lançamento das soluções à imprensa nem nas redes sociais. Tem-se a nítida sensação que a empresa poderia crescer mais, mas as ações de marketing não têm surtido o resultado esperado. Sem falar que seu principal concorrente tem feito ações inovadoras nas redes sociais e apresentado crescimento muito acima da sua empresa. Como ele consegue isso, se vocês começaram ao mesmo tempo e o mercado em que atuam é o mesmo?

 

Sem saída?

O que está descrito acima parece ter saído do roteiro de uma sitcom, a comédia de situações que conhecemos da TV, como Friends, Two and a Half Men e The Big Bang Theory. A situação não é merecedora de risos, me refiro mais ao caráter “sem saída” que sempre encontramos e que sempre se repete, sem encontrarmos uma solução. Daí vemos os empresários realizando funções que não desejam, contratando o sobrinho “super talentoso” de alguém, investindo em ações que não dão muito retorno, gastando toda a verba de marketing num único evento no ano, e por aí vai.

 

Então como sair desse impasse?

Já deu para concluir que é necessário alguém para gerenciar seu marketing, caso contrário sua empresa irá perder muito mais do que ganhar. Para ilustrar as opções disponíveis, vou usar o exemplo que meu filho de 7 anos tenta me explicar o tempo todo utilizando o paralelo com o universo Pokemón. Se você tem filhos, especialmente se for um garoto, já deve ter falado nesses monstrinhos.

Eles foram moda há alguns anos e recentemente voltaram com tudo. Nas escolas não se fala em outra coisa e nas bancas de jornais os cards estão esgotados. O Pokemón TCG (Trading Card Game) nada mais é do que um jogo de cartas em que os oponentes jogam em turnos alternados, além de colecionar as cartas. Cada personagem tem sua força, ataque, defesa, resistência, fraqueza e por aí vai.

 

Analista de marketing ou estagiário
Entrega 7, Estratégia 3-4, Autonomia 1-3, Custo 5-6

O interessante de se contratar um profissional mais júnior é o custo mais baixo, porém ele tem ele terá pouca ou nenhuma experiência para poder fazer ações que darão retorno para a empresa. Além do mais, ele continuará dependendo do gestor para definir a parte estratégica.

 

Gerente de Marketing interno
Entrega 10, Estratégia 9-10, Autonomia 9, Custo 8-9

Esse profissional irá atender às necessidades da empresa, pois conhece estratégia, irá atuar com a equipe de vendas como seu parceiro e conhece bem o mercado. Mas seu custo é alto e ele demandará o apoio de outros profissionais na equipe, como designer, webdesigner, jornalista e analistas. Pode acontecer também da empresa não ter tanta demanda para um profissional desse porte.

 

Agência de marketing
Entrega 6-7, Estratégia 6-7, Autonomia 5, Custo 10

Sempre é possível terceirizar parcial ou totalmente o marketing da empresa com uma agência. A desvantagem é a falta de conhecimento sobre o mercado do cliente, que pode acarretar uma série de ações desnecessárias e caras. Além dos altos custos exigidos para manter a estrutura fixa dessa agência, que poderão ser repassados nos honorários.

 

Não fazer marketing
Entrega 2, Estratégia 1, Autonomia 10, Custo 3-4

O custo de não fazer marketing pode ser muito maior do que o de fazê-lo. Por que uma companhia investiria em seus serviços, treinamentos, certificações, estrutura física, produtos e não divulgaria tudo isso ao mercado? A empresa conta com consultores, técnicos, gerentes de projetos, tem cases que com certeza atrairão novos clientes… mas só ela sabe e ninguém mais. Vender sem marketing fica muito mais trabalhoso. Pergunte ao seu time de vendas.

 

Terceirizar seu marketing
Entrega 8-9, Estratégia 9-10, Autonomia 8-9, Custo 5-6

Ainda pouco visto no Brasil, mas bastante conhecido nos Estados Unidos e Europa, a terceirização dos serviços de marketing é uma opção interessante do ponto de vista da estratégia e do custo. Tem-se acesso a profissionais experientes a um custo muito menor, atuando junto à alta gestão da empresa, pensando nas estratégias e táticas de marketing. Além da experiência operacional executiva que já possui, que ajuda rapidamente a assimilar e integrar-se com seu time gestor. O ponto delicado neste caso são as delimitações das responsabilidades, pois é necessário ficar bastante claro para cliente e consultoria o papel de cada um.

 

 

Seja qual for sua escolha, é vital para sua empresa que se decida por algum dos modelos. O modelo do gestor que acumula as funções de marketing emergenciais não se sustenta. Seu foco primário são as vendas ou a entrega dos projetos, que é pelo que será cobrado e pelo qual depende o crescimento da empresa.

 

Crédito da imagem: Okusu – DeviantArt

 

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