Blog: O marketing terceirizado: uma solução crescente

 

 

Questões sobre o Marketing Terceirizado

Tempos atrás, eu conversava com um colega da área de marketing sobre novas perspectivas de trabalho nessa área. Foi então que ele me sugeriu atuar como CMO (Chief Marketing Officer) terceirizada de outras empresas.

Foi a primeira vez que esse tipo de relação de trabalho se apresentou a mim. À medida que pensava no assunto, cada vez fazia mais sentido. Muitas organizações precisam de gestores de marketing experientes, mas não podem bancá-los. Uma solução part-time, então, funcionaria bem para ambas as partes.

Para entender melhor essa crescente prática no mercado, aqui vai uma explicação sobre como funciona: 

 
O que é um CMO terceirizado?

É um gestor de marketing contratado para planejar, desenvolver e executar as estratégias e ações de marketing da empresa, durante um período pré-determinado (20 horas mensais, por exemplo). Ele pode atuar com a equipe interna do cliente e/ou com seus parceiros externos.

Trata-se de uma solução atraente para muitas companhias que não têm um gestor de marketing e precisam aproveitar ao máximo os recursos de que dispõem. Um CMO experiente é capaz de escolher as táticas que trazem melhor custo-benefício e, portanto, mostram-se mais adequadas à realidade da empresa e ao momento pelo qual ela passa.

 
Por que uma empresa deveria contratá-lo? Quais são os benefícios?

Um CMO em tempo parcial quase sempre é a melhor opção para empresas que não precisam ou não podem custear um gestor de marketing permanente. Além disso, elas se beneficiam do conhecimento e da liderança estratégica que esse profissional, experiente, pode trazer ao negócio.

Ele pode ainda orientar pessoalmente o CEO (Chief Executive Officer) no que diz respeito a oportunidades e estratégias de marketing, gerenciar de forma direta as iniciativas da área, conduzir workshops com os demais executivos e oferecer coaching para a equipe de sua área.

Outro ponto importante é que a seleção de um CMO terceirizado tende a ser mais rápida em relação à contratação de um profissional em regime CLT, o que economiza o tempo e os recursos da empresa.

 
Por que um CMO iria querer ser terceirizado?

Existem muitos CMOs experientes que têm interesse em utilizar sua experiência para ajudar start-ups (empresas recém-criadas e em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercado) ou organizações de médio porte. Por outro lado, não desejam trabalhar em tempo integral e/ou preferem manter sua rotina pessoal – evitam mudar de cidade, por exemplo.

Esse é o tipo de trabalho que possibilita ao CMO gerar um grande impacto positivo no negócio dos clientes, a famosa expressão “fazer a diferença”. Essa conquista certamente traz realização profissional, mas, por uma série de motivos, muitas vezes não é possível – ou fica muito mais difícil – nas grandes corporações.

 
Qual tipo de trabalho o CMO terceirizado faz?

Imagine, por exemplo, que sua empresa precisa contratar alguém para administrar a área de marketing. Esse gestor irá avaliar o mercado e o momento da empresa, identificar as estratégias que podem trazer os melhores resultados, estudar quais ações são mais adequadas de acordo com a verba disponível, traçar um planejamento e executar cada uma das etapas. O CMO em tempo parcial fará exatamente isso, mas durante 20 horas mensais.

O mesmo acontecerá no caso de um projeto único: o CMO irá planejar e executar as ações, sem laços empregatícios envolvidos.

 
Conclusão

O marketing terceirizado mostra-se adequado para projetos pontuais ou contratos de longo prazo. É viável em qualquer necessidade, desde a estratégia de atuação em mídias sociais até a execução de um evento ou a elaboração do planejamento anual.

Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar sua empresa a crescer de forma sustentável e com maior rentabilidade.

 

 

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